Dia 25 de outubro1983, foi um dia especial na formação da identidade de uma pequena cidade no interior da zona da mata de Pernambucochamada Ribeirão, um visitante ilustre apareceu envolto à folhas de uma palmeira, a aparição de Padre Cícero comoveu toda uma cidade para a construção de uma Igreja em sua homenagem, a capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Eu pude entender mais um pouco dessa história de fé na pessoa do padre Cícero Romão, quando paguei uma cadeira de problemas da história do Nordeste com o professor Severino (Biu) Vicente na universidade federal de Pernambuco, e o meu agnosticismo que em parte nasceu da minha própria análise critica do mundo, e em outra com as leituras contestadoras que os historiadores tanto gostam, teve que abrir um pouco de espaço para poder entender o que aconteceu à tanto tempo atrás que ainda reúne pessoas em procissão para louvar o padre tão polêmico.
Minha avó é devota do padre, e muito antes de pensar em ser historiador, eu já tinha conversado com ela sobre esse assunto, ela sempre passava horas dizendo o quanto ela tinha achado a aparição a coisa mais linda que ela já tinha visto.
Era mais ou menos umas seis horas quando ele apareceu, num lugar chamado toca da onça, com seu chapéu, sua bengala, existe relatos de pessoas que viram até os botões de sua batina. Exposto pra toda a população, porém existem pessoas que dizem que não o viram, enquanto outras viram, sendo entre elas pessoas devotas ou não.
Esse é o grade mistério da aparição de Ribeirão, se realmente foi de caráter místicos, ou se as leis da física óptica e da psicologia explicam os acontecimentos, ah sim já ia me esquecendo, a palmeira palco da aparição morreu ao ser transportada para o local da construção da Igreja, e foi plantada outra no local.
Ao construir esse trabalho me deu a sensação de realmente estar contribuindo para a manutenção e preservação da memória da minha cidade natal, porém esse trabalho deixou um gosto de quero mais, e não deixei por satisfeito, o trabalho continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário