Ultimamente não me atrevi a escrever, talvez por preguiça ou mesmo por falta de vergonha na cara. Estava esperando por um tema que me doesse, que me revirasse, pois bem, esse tema chegou e agora me sinto obrigado a escrever e dar minha opinião clara e sem rodeios.
Ao ler a reportagem online de hoje do jornal folha de São Paulo minhas entranhas se reviraram. http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1138074-mec-vai-propor-a-fusao-de-disciplinas-do-ensino-medio.shtml
O governo, mais uma vez vai mexer na educação. Já não basta ter instituído o ENEM - esta avaliação falida por natureza - como critério de entrada para as principais universidades, agora quer transplantar o modelo que o ENEM "consagrou" de conjuntos de disciplinas juntas: homogeneizadas e descaracterizadas.
Pois bem, não estou falando que nossos professores não estão preparado para tal mudança, não entrarei no mérito dessa questão, isso é óbvio. Todo mundo sabe que tem professor que não está preparado nem pra lecionar a disciplina que estudou na faculdade quanto mais fazer interdisciplinariedade....
A grande questão é: qual é o propósito desse governo em modificar o atual sistema de ensino? Me aproximo de Pascal Bernardin em o "Maquiavel pedagogo" em que vê a escola não é entendida mais como o local onde se ensina conhecimentos elementares para a vida na polis, não. Atualmente a educação é a forma pela qual se uniformiza o cidadão perfeito, apático e solidário ao governo, mesmo quando este vai de contra seus interesses.
Tanto é que essa mudança no ensino médio é só um estágio desse processo, o ensino universitário e até o ensino médio veem passando por essas transformações sem se sentir, a revolução do proletariado vai vir pela transformação cultural, e a cada dia mais a nossa condição de penador livre está sendo dinamitada por estruturas físicas de pensamento que não reconhecem a crítica, o nosso estado democrático de direito está sendo corroído por dentro de forma que não percebemos muitas transformações, e quando essas se apresentam mais visíveis é de forma tolerável e de pouquinho em pouquinho não seremos mais quem somos.
Até quando o PT abusará de nossa paciência?
Nenhum comentário:
Postar um comentário