quinta-feira, 14 de abril de 2011

Vamos brincar de Cambindas!


“Ribeirão, meu Ribeirão teus lindos canaviais nos trouxeram de bem longe e não voltamos jamais...”. Em 2011 uma peculiar festa da cidade de Ribeirão (Mata Sul de Pernambuco) completa cem anos, a tradição das cambindas é mais antiga que a própria cidade e era festejada quando esta ainda era distrito da cidade vizinha de Gameleira.
            A brincadeira das Tradicionais cambindas de Ribeirão é mais uma das mais variadas festas iniciadas na república que relembram os tempos da monarquia, com a presença de um rei e uma rainha, e da escravidão com os participantes se pintando de negros e revivendo através da dança e das letras da música, essa raiz africana pertencente a nós brasileiros.


            A brincadeira se fez e se perpetuou por um bom tempo como brincadeira de homens, a partir da liberação feminina e a quebra de antigos preconceitos as mulheres passam a participar da brincadeira e tomam voz e vez, levando a tradição à diante.
            A cidade se orgulha por essa tradição e espera que esta, não se perca e que se possa muitas vezes se cantar: “Todo mundo já dizia que as cambindas não saia.....”  

2 comentários:

  1. Acredito que além de "brincar" de Cambindas, devemos nos apropriar do que ela realmente nos lega. A cultura por anos subtraída deve ser posta em evidencia, e perpassada como algo incrivelmente capaz de transformar a vivência das pessoas, para assim podermos ter orgulho de dizer/cantar “As Cambindas está nas ruas com prazer e alegria...”

    Emmanuelly Siqueira

    ResponderExcluir